segunda-feira, 21 de junho de 2010

Desconsciência

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."

José Saramago

Tenho trazido em pensamento uma mágoa que ecoa num espaço que disponho por intervalos de diálogos.

Justifico-me, agora, que todas as vezes em que me não compreenderam, em que tencionaram o quão erróneo estive em certas posições, digo, e abro sinceramente aquilo que me considero e que muitos também: sou um jovem esquizofrénico - digo isto, e posto de parte, lamento-me; sei-o melhor que muito bons homens em meu redor pensam saber. Transporto um desfasamento mental, não o considero doença. Aliás, se um psicólogo chegou a pensar o mesmo de mim, por que razão óbvia não poderei ter eu toda a legítima certeza deste permanente descompasso?

Por outro lado, mais claro para mim, mais difícil de expressar para outros, sou um génio - distingo a obra que tenho construído, que gravo com enchentes de letras, há alguns anos. Reconheço que, após isto, reconheçam de igual maneira a minha loucura.

Escrevo com aflição: aprendi a observar a verdadeira essência humana, e dos seus justos valores. O estádio último a chegar, a Pureza. Sigo um caminho de sofrimento, interior e só, para lá poder bastar. Quando atingir esse nobre valor a permanência da minha vida neste mundo deixará de possuir merecimento humano e passará, por sua vez, a valentia vital póstuma. Vital para aqueles que nascem para construir um filho-intelectualizado, com arte e ciência.

Não sou compreendido porque escrevo para a posteridade. Não pensem, porém, que provarei a minha esquizofrenia e a minha prazenteira índole genial nesta página, pois não o farei, claro está.

Quem gozar de curiosidade pouca a fim de conhecer a complexidade de outrem, oiça os mortos ruídos que ecoam por entre intervalos de diálogos que se têm com muita gente. Em mim permanece apenas! o sentido lógico de atingir a Pureza por intermédio de uma arte, na procura da expurgação da alma (alma é o que considero, em grosso modo, pensamento), neste caso a Literatura.

Rúben De Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário